05 filmes de Assassin’s Creed feitos por fãs

Assassin’s Creed é uma franquia com muitos fãs. Muitos. Espalhados pelo mundo, esses aficionados trazem cada vez materiais de excelente qualidade que são feitos por eles próprios. Isso significa artes e ilustrações belíssimas, fan fics muito bem elaboradas e também excelentes trabalhos de cosplay. Mas, entre esses fãs, alguns realmente adentram ao universo criado pela franquia e mostram filmes com ótimas ideias e execuções, são os fan films.

Para quem não sabe o que é um fan film, lembre-se da explicação de Yusuf acerca da Hookblade, que é genialmente abordada como: “A lâmina-gancho é composta por duas partes, uma lâmina e um gancho”. Sim… Então, seguindo o mesmo estilo: um fan film é tipo isso: um filme feito por fã.

Se você procurar por fan films de Assassin’s Creed, vai encontrar muitos. Assim, MUITOS. E, óbvio que eu não vi todos, mas confesso que tenho essa gana. Como eu não sei se muita gente também gosta, vou começar colocando alguns. Se eu perceber que o público quer mais, então, farei uma pesquisa maior tentando “ranquear” melhor os vídeos como “ruins”, “medianos”, “bons” e “excelentes”, mas isso é coisa para o futuro…

Observação importante: vamos ser justos, fan films geralmente não são feitos por atores. É tipo juntar aquela galera que é fã e resolver filmar algo e postar na Internet, então, não vou considerar atuações como um ponto negativo, mas se for bom, ressaltarei.

Sendo assim, o que você encontra aqui:

05 filmes de Assassin’s Creed feitos por fãs: Assassin’s Creed Renegade (2015)

Feito pela Illuminated Pictures, o filme foi publicado em 2015 e de lá para cá coleciona mais de 20 mil visualizações. Seguindo a descrição do vídeo, ele conta a história de Ana, que está em fuga e se descobre no meio da batalha entre duas facções (que nós sabemos serem os Assassinos e os Templários). Uma delas, ela sabe que se trata de inimigos, enquanto a outra, ela acreditava que era sua família.

Observação: eu fico muito na dúvida se atriz é boa em transpassar uma distância da situação ou se ela simplesmente é ruim. Tem hora que gosto da frieza com que ela trata alguns acontecimentos, mostrando autocontrole e personalidade para ser uma Assassina, mas tem hora que vejo apenas alguém que não faz ideia do que está fazendo.

Pontos positivos: a história é simples e direta. Traz uma problemática bastante condensada, digna de um curta. Assim como um conto, foca em uma personagem, mostra traços de sua personalidade através de ações e, a melhor parte, entendemos e conhecemos Ana, a personagem principal, com as pouquíssimas palavras que ela solta no filme.

Há também vários elementos que rememoram a franquia Assassin’s Creed sem precisar recorrer ao exagero ou à caracterização óbvia. E, outra parte legal, o foco da história é o tempo presente, um dos grandes trunfos de Assassin’s Creed que, infelizmente, a Ubisoft conseguiu retirar do jogador.

Outro detalhe legal é a presença dos Templários de modo singelo e ao mesmo tempo autoritário. Com apenas um personagem, conseguiram traduzir bem o estilo e o modo de operar da Ordem.

Ponto negativo: a pior parte de Assassin’s Creed Renegade é não ter uma continuação, já que o vídeo ficou na “Parte um” e não teve conclusão (eu, pelo menos, nunca vi).

05 filmes de Assassin’s Creed feitos por fã: Assassin’s Creed Betrayal (2013)

Feito pela galera da Libertas Videos, trata-se de um grupo veterano em Assassin’s Creed e que traz uma produção considerável sobre o assunto. Estão ativos até hoje (2016) e postam regularmente acerca dos materiais que utilizam para criar seus vídeos.

No canal, é possível encontrar uma playlist com pelo menos uns onze vídeos, sendo que, nestes, são contadas cinco histórias. Acho que vale a pena assistir todos eles, mas acho que o mais bem feito é o Assassin’s Creed Black Sails que, pelo nome, óbvio que traz barcos e piratas em sua temática.

Só que, apesar deste ser o mais bem caprichado, na minha opinião, eu escolhi deixar aqui a recomendação de Assassin’s Creed Betrayal que mostra uma história rápida, com uma amostragem bacana acerca dos elementos do credo.

Pontos positivos: com certeza, o maior chamariz deste vídeo é a ideia de mostrar uma linha narrativa que acontece tanto no tempo presente, quanto no passado. Intercalar as lutas entre armas de fogo e arco e flecha, por exemplo, ficou muito bacana e também bem-feita. O elenco é minúsculo e, ainda assim, dá impressão de ter muita gente no vídeo.

Outro detalhe legal é o visual dos Assassinos. Eles capricharam no figurino e mostraram preocupação com alguns detalhes, deixando o personagem principal com bastante personalidade.

O encerramento também é bem bacana. Vale a pena ver até o final.

Ponto negativo: ao mesmo tempo em que dão grande destaque para os Assassinos, os que acreditamos serem os Templários são apenas personagens secundários. Como se trata de Assassin’s Creed, seria bacana ter dado um pouco mais de brilho para os inimigos.

05 filmes de Assassin’s Creed feitos por fãs: Assassin’s Creed: Desmond Miles (2012)

Um dos fan films que mais gosto. Feito pela galera do Ismahawk, eu já puxo sardinha por causa do foco da narrativa. A história é centrada em uma rápida incursão de Desmond em uma das instalações da Abstergo. Ele tem como missão recuperar uma informação e, claro, conseguir fugir ileso.

Pontos positivos: como eu gosto muito deste filme, acho que puxarei sardinha, mas, entre as partes legais está a ambientação no tempo presente de Assassin’s Creed, com foco no personagem principal, Desmond Miles.

A coreografia das lutas também ficou muito boa, com algumas cenas em que realmente parece uma briga entre os capangas e Desmond.  Outra coisa muito legal é o cenário. As construções e as cenas externas ficaram muito boas, com tomadas diferentes de muitos fan films.

E, a melhor parte é a presença de outro personagem tão querido na franquia, além do Desmond.

Ponto negativo: a única coisa que não deixa o filme perfeito é que o ator do Desmond não se parece com o personagem. De resto, é muito legal.

05 filmes de Assassin’s Creed feitos por fãs: Assassin’s Creed Divinity (2014)

Terceiro dos filmes feito pelo canal do usuário Giusweep. O vídeo é descrito como uma sequência da história do jovem Assassino William, um descendente de Altair em sua jornada para deter os Templários. Só que a história retrata dois personagens em busca de uma relíquia, um Pedaço do Éden, numa localidade afastada.

Pontos positivos: três coisas que gostei muito neste filme: primeiro, o cenário. A escolha do campo e o contraste criado com as rochas é um reflexo dos dois personagens, um vestido de branco, como os Assassinos mais clássicos e outro com tons mais escuros, refletindo a diferença de ideias deles.

Segundo, o próprio figurino está bem bacana. Muitos detalhes nas roupas, material bacana e com elementos fiéis aos da saga. O terceiro ponto é a história em si. Concisa, curta, focada nos personagens e tanto na Irmandade, quanto na Ordem.

Ponto negativo: a única coisa que não gostei é que os atores são muito jovens. Acho que eles mandaram muito bem, mas eles me parecem nada mais do que pré-adolescentes. Isso não é o fim do mundo, mas, tipo, um Assassino de 11 anos é algo estranho para mim.

05 filmes de Assassin’s Creed feitos por fãs: Assassin’s Creed Generations (2011)

Uma série de três vídeos contando a trajetória do jovem Theo, assim como sua evolução relacionada à Irmandade dos Assassinos. Feito pelo canal Quigley Films, os três vídeos contam uma história bem bacana, com um personagem que, mesmo com pouco tempo de vídeo, passa personalidade. Os dois primeiros vídeos são bem curtos, já o último chega a quase vinte minutos.

Assassin’s Creed Generations – Parte 01

Assassin’s Creed Generations – Parte 02

Assassin’s Creed Generations – Parte 03

Pontos positivos: o fato de trazer uma trilogia já é algo muito bacana. Dividir os vídeos em três mostra uma evolução na história e é possível notar tal evolução de modo bem fácil. Outro fator positivo é o conjunto de elementos dos jogos espalhados pelo vídeo: o personagem escondendo-se ao sentar num banco, os pombos pelos prédios, a presença da águia… Essas coisas “pequenas” tornam o vídeo mais rico.

O visual urbano do personagem principal ficou bem bacana também. Isso também demonstra a evolução dele e ficou muito natural.

E a melhor parte de toda a história aparece apenas no terceiro episódio, o que faz os três vídeos valerem a pena.

Pontos negativos: o que menos gosto nesses vídeos de fan films é como os Templários são retratados. É sempre a mesma visão infantil de que os Assassinos são heróis e os Templários vilões. Parece que ninguém jogou a saga direito. E, para reforçar essa parte que não gosto, há também uma síndrome de mangá e animes japoneses: os heróis são sempre adolescentes, enquanto os vilões são senhores, isso me dá no saco.

Outra coisa que não gostei foi o formato da hidden blade. É algo interessante, pois inova o formato e mostra inventividade, entre tanto, perde o encanto e a característica das lâminas ocultas tão marcantes na franquia.

05 filmes de Assassin’s Creed feitos por fãs: considerações finais

E é isso, galera. Como eu disse, são MUITOS os filmes de Assassin’s Creed feitos por fãs. Qualquer busca simples feita no YouTube vai resultar em uma grande quantidade de trabalhos. Exatamente por essa grande quantidade, minha ideia é trazer ainda mais produções como essas, comentando alguma coisa ou, quem sabe, mostrando curiosidades ou particularidades importantes.

Mas, e aí, o que você acha?

Antes de cuspir ofensas e reclamações acerca da precariedade dos filmes, lembre-se que, geralmente, são feitos com recursos baixíssimos (alguns, não) e, também, com fãs da franquia como você, como eu. Esses filmes não contam com grana para muitos elementos e, geralmente, sim, o cara aparece com uma luva moderna demais para ser usada no tempo passado, ou, a coreografia de luta não é tão violenta e coisas como tal. Sendo assim, seja razoável. Pense no resultado que você e seus amigos chegariam caso resolvessem gravar um filme de Assassin’s Creed. Ciente disso, coloque aí os seus comentários.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*