10 sites essenciais sobre Assassin’s Creed

Salva, salve, Assassinos e Templários. Hoje, para ajudar quem quer conhecer um pouco mais sobre a saga de Assassin’s Creed, ou para quem já entende bastante, mas pretende subir de nível. Aqui vai a reunião de uma pequena lista 10+1 sites essenciais de Assassin’s Creed.

Além dos sites, diversos links para perfis de redes sociais onde o conteúdo de Assassin’s Creed está sempre em voga.

Sem enrolação, vamos direto à lista de endereços que todos os fãs de Assassin’s Creed devem conhecer.

#01. Site Oficial da Ubisoft

ubisoft.com/pt-BR/
10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_01
Óbvio que você tem que ter todos os sites da Ubisoft no seu Favoritos. Digo isso, pois, todos os anúncios importantes são divulgados lá. Fotos, releases oficiais, datas de lançamento, novidades no geral… E, é oficial, não tem como ficar na dúvida se é boato, ou não. Sem contar que o conteúdo do site é bem legal. Fotos em alta resolução, navegação interativa, e informações bem bacanas. Vale MUITO a pena conferir.

Clique, acesse e favorite.

#02. Blog Oficial da Ubisoft

blog.ubi.com/

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_02
Mais dinâmico que o site, o blog oficial da Ubisoft traz tudo aquilo que eu comentei acima, mas, com mais agilidade, e, com entrevistas, comentários da “comunidade” dos jogos, vídeos, fotos e mais uma renca de coisas de modo menos burocrático e mais “instantâneo”. Isso não significa que todo o conteúdo não passe por um crivo de validações e aprovações, no entanto, uma nota rápida, uma foto ou até um tweet pode aparecer mais facilmente no blog a aparecer no site oficial. Sem contar que no blog existe uma seção só para Assassin’s Creed.

#03. Wikia Assassin’s Creed

pt-br.assassinscreed.wikia.com/

sites_essenciais_sobre_assassins_creed_99
Se o site oficial da Ubisoft é obrigação, a Wikia, nem se fala. Confesso: a maior parte do meu conhecimento de Assassin’s Creed vem da wikia. Mesmo que você jogue todos os jogos, leia todos os livros, veja todos os extras e tudo mais, é na wikia que você encontra MUITA COISA sobre Assassin’s Creed.

Eu coloquei aqui o link da versão em português, mas, para ser sincero, se você realmente quer saber tudo, acesse a versão em língua inglesa, pois há muito mais conteúdo na gringa. Só para você ter uma ideia, a Wikia em português tem quase 750 páginas (quando fiz esta postagem). A versão em inglês tem mais de 7.700. Não dá para comparar, né?

Independente disso, as duas são divertidas de se navegar. A versão inglesa tem realmente tudo, mas, se quiser apenas começar, vá tranquilo pela versão pt-br que já dá para aprender bastante coisa.

E como eu sou muito bróder, já deixo aqui o link da versão inglesa também: assassinscreed.wikia.com/

#04. UbiWorkShop

Loja brasileira: ubiworkshop.com.br
Loja que atende apenas Canadá e EUA: store.ubiworkshop.com/assassins-creed/

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_04
Ahhh! UbiWorkshop. Um dos sites que mais gosto. Esta loja oficial de produtos da Ubisoft tem muita coisa bacana relacionada à franquia Assassin’s Creed. “Poxa! Você tá colocando uma loja como site essencial para fã?”. Sim. Estou! Primeiro porque a lista é minha e eu coloco nela o que eu quiser. Segundo, fã que é fã não se limita ao jogo. Com certeza, você já quis algum produto de Assassin’s Creed que vai além do game. Seja uma HQ, um livro de ilustrações, uma camiseta, uma blusa (hoodie) ou outro produto qualquer, como um boné, uma miniatura ou uma hidden blade. Mas, entre todos os produtos, existe um que vai realmente ampliar o seu conhecimento sobre a franquia: a ACE: Assassin’s Creed Encyclopedia. Um livro essencial com muita informação sobre a franquia e capa dura, pra ninguém botar defeito.

“Mas tudo isso tem no Mercado Livre!”, vai dizer um mimimizento. Sim, tem. Só que, na UbiWorkshop, é tudo oficial, com garantia e o diabo a quatro. Eu já comprei lá e, toda vez, tive uma ótima experiência. Tá certo que o dólar valendo 900 infinitolhões de reais!, acaba não valendo a pena comprar nada na loja gringa (não só pelo câmbio, mas pela taxa de entrega também, que é bem caro). Entretanto, a versão nacional da Ubiworkshop já tem até site e, se Juno quiser, teremos os produtos nacionais sendo vendidos ainda em 2016. Oremos!

[Atualização em dezembro/2016]

Demorou, mas chegou. Depois de meses de atraso, a versão nacional da loja da Ubiworkshop está disponível e com promessa de trazer TODO o catálogo da versão canadense. Esta é uma grande conquista do gamer brasileiro que, pela primeira vez, tem uma loja brasileira com os produtos exclusivos de uma produtora.

Eu falei sobre a inauguração da loja aqui nesta postagem.

E este é o endereço da loja brasileira: www.ubiworkshop.com.br

[Fim da atualização]

#05. Access the Animus

www.accesstheanimus.com

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_05
Como o próprio site diz, o Access the Animus é um projeto (lançado em Maio/2013) com intuito de disponibilizar análises e informações, assim como maior esclarecimento, para a comunidade de Assassin’s Creed. No site, eles explicam os muitos mistérios presentes na história da franquia e realmente se preocupam em defender teorias e explicar diversos detalhes.

No Access the Animus você encontra informações sobre toda a saga, diversas análises de todo o conteúdo de Assassin’s Creed Initiates, entrevistas e opiniões profundas sobre o universo da franquia Assassin’s Creed. Para quem gosta de informações além do jogo, é um site obrigatório. A versão original do site é em italiano, mas existe também a versão inglês, mais acessível.

#06. The Hidden Blade

thehiddenblade.com

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_06
Voltado exclusivamente para o gameplay, este é um site guia para quem quer fazer e encontrar tudo em todos os jogos da franquia Assassin’s Creed. Caçadores de troféus e Conquistas vão se deliciar com vídeos de todos os jogos de Assassin’s Creed (quando terminei esta postagem, ainda não havia vídeos de Assassin’s Creed Syndicate, nem de Assassin’s Creed Chronicles China).

Os vídeos são separados por diferentes objetivos, por exemplo: tem vídeos por alvos, por colecionáveis, por localidades, por sequências de história, por tipo de assassinato e muitos outros. E está tudo muito bem organizado. Você escolhe o jogo, escolhe que tipo de informação quer e o site traz uma lista de vídeos sobre aquilo que você quer. Exemplo, se você quer recolher todas as penas do Petrucio em Assassin’s Creed II, bastar ir até a seção do jogo, entrar em “By collectible”, escolher “Feathers” e a página vai trazer um mapa do jogo, contendo a identificação do item e o vídeo de como pegá-la.

Se quer um tutorial online completo da saga, o Hidden Blade é muito melhor do que ficar caçando vídeos no YouTube; basta salvar este site nos seus favoritos e pronto.

#07. Assassin’s Creed Council

council.assassinscreed.com/

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_88

Mais um site oficial da Ubisoft, o Council é, na teoria, a rede social oficial de Assassin’s Creed. Entretanto, isso é só na teoria mesmo, pois, mesmo acessando ao Council todos os dias, nem sempre as novidades chegam lá. Ainda por cima, quando chegam, chegam atrasado.

Entretanto, trata-se de um site muito bacana, com conteúdo exclusivo de Assassin’s Creed, muitos deles publicados diretamente da fonte. Sem contar que algumas promoções surgem somente lá no site e a rede social funciona em um formato gamefication ainda: suas interações vão sendo contabilizadas e você vai subindo de nível com isso.

De quando em quando, é possível haver promoções e premiações exclusivas para os bem posicionados. Obviamente, o conteúdo mais popular é inglês.

 

#08. The ones who came before

theoneswhocamebefore.weebly.com/

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_08
Um site administrado por apenas três pessoas, mas com um ótimo olhar sobre o conteúdo de Assassin’s Creed. Dentro do site, você não vai encontrar longas explicações sobre todos os jogos. Na verdade, vai parecer até que você está vendo um site com “exposições” de um fã de Assassin’s Creed. Entretanto, alguns materiais, presentes no menu “More”, são bem bacanas. Entre eles estão os Memory Flashback e as Teorias.

Em ambos os conteúdos, o pessoal do site apresenta o que eles conseguiram analisar de diferentes materiais de Assassin’s Creed e apresentam suas teorias acerca. Óbvio que, se você é EXTREMAMENTE purista, não é nem bom ler algumas coisas, pois, quando falamos de teorias, é óbvio que se traz uma ou outra coisa que não está explícita no jogo, mas é possível que faça parte.

Mas, por que este site está na lista: por um simples motivo, os responsáveis pelas páginas são fanáticos por Assassin’s Creed. E o que tem isso? Bom, se você quer aprender mais com pessoas, e quer ter alguém para tirar dúvidas, o contato do pessoal dessa página é essencial. E, outro detalhe, a página do Facebook deles está sempre atualizada com várias coisas legais sobre Assassin’s Creed.

#09. Canal Assassin’s Creed no YouTube

youtube.com/user/AssassinsCreed

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_09
Assim como todo canal oficial sobre Assassin’s Creed, este aqui não seria diferente, exceto por um detalhe: o modo como o material é exibido. Sim, claro, pois estamos falando de YouTube, então, TUDO o que é vídeo oficial sobre Assassin’s Creed tem neste canal.

Além dos vídeos que todo mundo já viu, o Canal Assassin’s Creed traz entrevistas, diversos vídeos por trás das câmeras (making of), listas de fan vídeos e diversos outros temas relacionados.

Eu não preciso ficar falando sobre o canal. Acesse e descubra. Depois, me agradeça.

#10. Grupo Oficial de Assasssin’s Creed no Facebook

facebook.com/groups/AssassinsCreedBrasilIOficial/

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_10
Sim, claro! O lugar mais maneiro para encontrar fãs brasileiros de Assassin’s Creed no Facebook. Primeiro, é a página oficial do jogo no Facebook. Segundo, há um grande acervo, todo organizado, de informações sobre todos os jogos da franquia, além de produtos “cross-media”, como HQs, filmes, etc.

Assim como um fórum, você também pode postar suas dúvidas e esperar para alguém responder, como pode somente colocar uma foto bacana e esperar os “likes” – a página tem uma movimentação bem intensa. Independente do que será postado, dá para conhecer muita gente que gosta de Assassin’s Creed. Eu mesmo tenho uma galera que entrou na minha lista de amigos do Facebook, ou está presente nos meus amigos da Uplay – tem um documento no Gdocs em que você se cadastra com seus dados (nome, nick, plataforma, jogos, etc.) e deixa lá para quem quiser te adicionar para jogar junto.

Vale lembrar que os administradores da página manjam muito de Assassin’s Creed, então, se você tiver dúvidas, é só recorrer a um deles.

Sites essenciais de Assassin’s Creed: DLC

Além desses sites, resolvi deixar aqui alguns lugares que também sempre estão no meu radar, seja para aprender um pouco mais sobre Assassin’s Creed, seja para passar o tempo, seja para ver algo novo. Nesta internetzona-veia-de-meu-deus tem de tudo, então, mesmo não sendo “locais essenciais”, listei algumas dicas sobre materiais interessantes sobre a franquia, tudo online e, o melhor, free.

Abstergo.com

🙂 O que antes era abstergoindustries.com… Agora ficou mais fácil (e mais comercial também).

O site foi atualizado para a divulgação do filme e, com a aproximação da data de lançamento, com certeza teremos novos updates neste site. Vamos ficar de olho.

10-sites-essenciais-para-os-fãs-de-Assassins-Creed_45

Pinterest
Basicamente, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Entretanto, antes que você encaixe essa explicação ao instagram, a característica do Pinterest é muito mais ampla do que registrar fotos diárias. Nesta rede, você cria e segue painéis de fotos de diferentes temas, com fotos, desenhos e imagens de quaisquer assuntos.

E, claro, se você digitar “Asssassin’s Creed”, vai encontrar dezenas (talvez, centenas, não sei) de painéis sobre o assunto com ilustrações oficiais, scan de livro de arte, desenhos de fãs e muitas outras coisas. São muitas fotos bacanas com produções oficiais e independentes.

Assassin’s Creed por Cheshire Cat

sites_essenciais_sobre_assassins_creed_11

!Assassin’s Creed! por Hidden Wing

sites_essenciais_sobre_assassins_creed_12

Assassin’s Creed: Exploits & Executions por Skip Skyhook

sites_essenciais_sobre_assassins_creed_13

All about Assassin’s Creed por Vijay Devar

sites_essenciais_sobre_assassins_creed_14

Instagram
Se, a esta altura da vida, eu tivesse que explicar o que é o Instagram, na boa, algo estaria muito errado… Enfim, no Instagram (que você sabe do que eu estou falando), muitos usuários postam somente conteúdo relacionado à franquia Assassin’s Creed. Tem muita montagem legal, muitos desenhos de fãs e também fotos de produtos, eventos, cosplayers e tantas outras coisas, como este:

sites_essenciais_sobre_assassins_creed_10

Ou este:

sites_essenciais_sobre_assassins_creed_08

Independente disso, deixo aqui alguns usuários que você pode seguir e ver fotos sobre o assunto, seja lá para qual motivo você queira.

Caso algum dos links mostrar poucas imagens, deve ser por o usuário ser privado – daí você só vê o conteúdo se segui-lo.

Ubisoft

Assassin’s Creed Pictures

Assassins Assemble

Assassin’s Creed US

Assassin’s Creed Fans

Connor Kenway

The Hidden Blade

Facebook pages
Um dos mais fáceis e divertidos de se seguir. As muitas páginas de Facebook são, geralmente, feitas e administradas por fãs. Muitas delas estão sempre bem atualizadas e, vira e mexe, alguma coisa criativa aparece.

Enfim, são várias as páginas sobre Assassin’s Creed. Não vou destrinchar sobre cada qual você pode seguir. Minha dica é, entre, veja o conteúdo, siga a página por alguns dias e, caso não goste, deixe-a de lado. Caso contrário, configure-a para ter prioridade na sua timeline do Facebook e boa diversão.

Ubisoft Brasil

Ubisoft Montreal

Ubisoft México

Assassin’s Creed

Assassin’s Creed Brasil

UbiWorkShop

Rise of the Assassins

Credo dos Assassinos

The ones who came before

Assassin’s Collection

Access the Animus

Assassin’s Creed Fans Page

The Lore Pages of Assassin’s Creed

Issuu.com
O Issuu é uma plataforma eletrônica de publicações online. É possível encontrar diferentes tipos de publicações como os mais diversos tipos livros, ebooks, histórias em quadrinhos, mangás, manuais, revistas periódicas e outros mais. Com este mundo de possibilidade, ao procurar por Assassin’s Creed na plataforma, você terá uma belo acervo como resultado.

Praticamente todos os quadrinhos e livros de Assassin’s Creed estão disponíveis na plataforma para você ler online e de graça. Eu usei o Issuu para ler as duas sagas distribuídas pela Les Deux Royaumes: A trilogia do Ankh de Isis e A trilogia do cetro de Aset. Agora, estou lendo as edições de Assassin’s Creed lançadas este ano (2015).

Vou deixar o site aqui (o link ‘tá no título mesmo…), mas recomendo fortemente que você leia pelo app do iPad.

Soundcloud.com
Uma das coisas que também gosto muito em Assassin’s Creed é a trilha sonora. Desde o primeiro jogo, acho que os temas são bonitos e muito bem ambientados.

(Vou abrir um parênteses aqui: se você realmente quer somente ouvir a trilha sonora de Assassin’s Creed, eu recomendo que assine um dos serviços de música por streaming, estilo Spotfy, Deezer ou Google Music. Eu uso Deezer e tenho toda as OSTs sincronizadas no meu celular. A mensalidade é barata, é fácil de achar e a qualidade de som é boa. Aqui no Soundcloud tem tudo, sim, mas eu não gosto da maneira como me é apresentado. Se a grana estiver curta ou simplesmente quiser economizar, fique por aqui mesmo…).

No Soundcloud, basta digitar Assassin’s Creed na busca e se aventurar nos resultados. Apesar de haver muitas playlists com a trilha sonora ou arquivos solitários de apenas uma música, para mim, o mais interessante são os podcasts. Praticamente todos em inglês, os podcasts levantam diferentes questões sobre todos os jogos e vão além deles. Se quer se aprofundar e entende inglês, pode ir tranquilo que vai ter muita coisa a se aprender.

Além de pods, também há arquivos de áudio retirados diretamente dos extras dos jogos. Eu não fiquei MUITO empolgado com a quantidade desses arquivos, mas, sinceramente, não lembro o número total de arquivos assim, levando em conta todos os jogos…

Twitter
Assim como as outras grandes redes sociais, a Ubisoft está presente oficialmente no Twitter, tanto com sua conta oficial, quanto usando as contas de suas subsidiárias espalhadas pelo mundo.

Vantagem do Twitter? Pode se dizer que é o veículo mais rápido para se divulgar algo. O tamanho do conteúdo, a possibilidade de só postar um link e isso já ser o conteúdo completo, URLs encurtadas e todas essas características que compactam a informação funcionam muito bem quando o assunto é agilidade na publicação. Às vezes, uma simples foto disponível numa URL encurtada já é a notícia e, em poucos minutos, a informação já correu o mundo e os fãs de Assassin’s Creed já estão sabendo de tudo.

Sendo assim, Twitter é essencial.

É claro que eu não vou conseguir listar aqui todas as contas sobre Assassin’s Creed. Nem todas as contas oficiais eu vou conseguir, então, termine está postagem ciente disso: há uma lista muito vasta de conteúdo interessante sobre a franquia. O céu é o limite!, mesmo assim, vou deixar aqui alguns bons perfis para você seguir.

Ubisoft France

Ubisoft Montreal

Ubisoft Canada

Ubisoft Brasil

Assassin’s Creed

AC Univers

Access the Animus

AC Initiates

Assassin’s Creed UK

The ones who came before

Aftermath

Ubiworkshop

Agora, você não tem mais desculpa de “não saber onde encontrar coisas sobre Assassin’s Creed”…

Se tem algum site que você considera essencial também, coloque aí nos comentários que eu atualizo a postagem.

Leia também

5 Comments

  1. Olá, Eder! Tudo bom?

    Eu realmente fico muito impressionado ao ver que você acessa a nossa enciclopédia, de verdade! Embora você prefira a enciclopédia americana, eu gostaria de dizê-lo que nós estamos em constante expansão, mais do que nunca e que nós pretendemos chegar a perto de 7 mil artigos.

    Acha isso complicado? Veja um exemplo de wiki brasileira contra a versão americana da mesma: http://pt-br.sims.wikia.com/http://sims.wikia.com/ (A wiki brasileira tem 10 mil artigos contra 11 mil da wiki americana)

    E isso só se torna possível, por causa de nossos contribuidores assíduos! Inclusive, se você estiver interessado em colaborar e expandir nosso conteúdo, sinta-se à vontade! Você sempre será bem-vindo!

    Eu fico muito feliz ao saber que a Assassin’s Creed Wiki anda tendo um alcance tão grande de leitores. 🙂

    Atenciosamente,
    TheCreedX
    Administrador da Assassin’s Creed Wiki Brasil

    • WOW! É uma honra ENORME receber um dos admins da Wikia de AC aqui no meu humilde blog. Fico feliz!.
      Cara, vocês fazem um excelente trabalho. EXCELENTE. Eu sou fã de vocês e vocês nem sabiam disso. huahhuauah!

      Sobre a postagem, eu fiz a comparação, mas somente a título de informação mesmo. Uma das coisas que tem me motivado a fazer o blog é exatamente o poder da comunidade gringa de AC e que, a meu ver, não tem o mesmo incentivo aqui. Lá fora, talvez por ser tudo em inglês, tem tanta coisa, mas tanta coisa, que eu não consigo acompanhar.

      Obviamente, eu já fico imensamente lisonjeado pelo convite, mas a verdade é que eu não consigo dar conta nem meu blog… Eu tenho um pipeline imenso de posts, estou enrolado para voltar a gravar meus vídeos e não para de sair novidades sobre AC. Se, mais para frente, eu conseguir me organizar, quem sabe, de repente, eu consiga colaborar com alguma coisa…

      De novo, valeu pelo registro aqui. Vocês são referência quando o assunto é AC e deixar esse registro no meu blog me motiva a continuar fazendo.

      • Infelizmente, eu sou o único administrador da wiki. Eu queria que fosse diferente, mas por enquanto, terá que ser assim.

        Mal posso vê-lo editando na nossa wiki e fazendo parte de nossa comunidade! Pense bem no grande feito que você poderá fazer para a comunidade brasileira de Assassin’s Creed! A propósito, eu já estava tentando te procurar para ver se você podia fazer um post dedicado à nossa enciclopédia lusófona de Assassin’s Creed. 🙂

        Eu fico muito feliz que a wiki seja referência para você, hahaha. Isso realmente me orgulha, ver toda essa repercussão que a wiki está tendo nos últimos tempos.

        Continue escrevendo ótimos posts, seu trabalho é excepcional!

        Atenciosamente,
        TheCreedX

        • Cara, estou surpreso: dar conta de uma wikia sozinho deve ser muito punk. Eu mal consigo tocar o blog…
          Enfim, acho que colaborar com a Wikia realmente fortalece a comunidade, sim. Vamos falar mais sobre isso.

          Valeu pelo feedback. Vou voltar com o canal no próximo mês e talvez o blog melhore com isso.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*