Assassin’s Creed Heresy (Heresia) – novo livro com Joana d’Arc e Templários

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Capa

Assassin’s Creed Heresy é um romance mencionado já há algum tempo, mas que só deu as caras neste começo de setembro. Ampliando ainda mais o universo da franquia, o título vai contar uma história inédita e tem data de lançamento programada para 15 de novembro deste ano, em plena Proclamação da República Brasileira.

Não sabemos se a Galera Record, que publica os atuais romances de Assassin’s Creed, trará mais esta produção para cá, mas se isso acontecer, provavelmente teremos algo como Assassin’s Creed Heresia.

A notícia sobre Assassin’s Creed Heresy ganhou destaque porque a nova capa recém-divulgada traz uma enxurrada de informações como “Easter eggs” e alguns sites já se dedicaram a esclarecer essas informações. Se você quiser saber quais são, continue no texto, mas, antes disso, vamos a outros detalhes:

Assassin’s Creed Heresy (Heresia) – A história do livro

Assassin’s Creed Heresy conta a história de um protagonista inédito, Simon Hathaway, um Templário que faz parte do Santuário Interno da Ordem (Templar Inner Sanctum) e que está desfrutando de seu novo cargo como Líder da Divisão de Pesquisa Histórica da Abstergo (Historical Research Division).

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Joana dArcO primeiro detalhe acerca disso é que Simon está a usar um novo Animus, a versão 4.35 (será a mesma do filme?). Depois, a trama começa a se complicar por Simon ser uma pessoa curiosa ao mesmo tempo em que é fascinado pela ideia de viver a História em primeira mão por meio das lembranças de seu ancestral, Gabriel Laxart, que lutou ao lado de ninguém menos que a lendária Joana d’Arc.

A ação de Simon permite que ele descubra segredos profundos acerca da personagem história e isso passa a ter impacto direto em sua vida e também na relação entre os Templários e Assassinos.

A sinopse “in English” do livro termina com a frase “E a verdade mais perigosa de todas: quem é o herege… e quem é o verdadeiro crente”, brinca com a relação e, também, com a revelação dentro do romance.

Assassin’s Creed Heresy (Heresia) – Sobre a autora

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Christie Golden-2
Christie Golden

Talvez o grande destaque deste livro seja sua autora. Para quem não conhece, Christie Golden é uma renomada escritora de sucesso reconhecida internacionalmente por suas adaptações de diferentes franquias para o mundo dos livros.

Só para você ter uma ideia do que a mulher já escreveu, entre as franquias que passaram pelo dedo elas estão nada menos do que Star Trek, Star Wars e World of Warcraft. Eu vou repetir aqui, para, se por acaso, você não tenha entendido direito:

Sabe quanto essas três marcas valem para suas empresas? Eu também não sei, mas aposto que é muito. Não “muito”, mas MUITO muito. Então, somente neste aspecto, certeza que a Ubi já acertou.

Claro, autora tem muitos outros títulos escritos (quase 50 livros), mas fiz questão de ilustrar somente esses três para vocês terem uma ideia do peso e repercussão que este livro terá nos países de língua inglesa.

Quem quiser saber mais, segue o link para todos os trabalhos feitos pela Christie Golden.

Assassin’s Creed Heresy (Heresia) – Os Easter Eggs presentes na capa

A chegada da capa de Assassin’s Creed Heresy trouxe algumas coisas atreladas. Bom, você já viu a capa, mas, veja de novo.

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Capa Full

Esse monte de informações aí, assim como nos jogos, não está de graça, e isso é MUITO FODA! Sabe aquelas capas que trazem informações aleatórios no estilo Matrix? Pois é, tipo isso, mas, dentre essas informações, elas têm significado e os fãs já se preocuparam (ou receberam as orientações?) em decifrar tudo e publicar.

Um dos primeiros sites a publicar algo foi o Codex (antigo the Codex of Assassin’s Creed). Entre os itens presentes na capa, estão:

Um. A arte, que traz os rostos de dois personagens, Joana d’Arc está de um lado e Simon Hathaway, do outro;

Dois. O desenho também mostra o padrão dAqueles Que Vieram Antes e das Peças do Éden, podendo significar que teremos mais informações acerca deles. Isso é MUITO PROVÁVEL, já que Joana d’Arc foi uma das donas da Espada do Éden. Sim, esta aí embaixo, que apareceu em Assassin’s Creed Unity e passou pelas mãos de Germain e de Arno.
A lista dos donos passa por Perseu, Átila (o huno), Arthur, Genghis Khan, Joana d’Arc, Oda Nabunaga, Germain e, por fim, Arno.

tn-Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Espada do Eden

(Daí, entra a questão, será que teremos uma ligação com o romance Assassin’s Creed Last Descendants, já que o volume dois do romance é exatamente com foco na tumba de Genghis Khan?)

Três. Na capa é possível ver uma URL que vai desembocar neste endereço aí embaixo, e que vai para esta figura aqui:

http://static2.cdn.ubi.com/gamesites/assassinscreed/acportal/media/ac_bonus.jpg

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Bônus ok

Quatro. Entre as muitas informações presentes na capa, algumas delas são coordenadas, que o Codex tratou de publicar:

As localidades são, em sua maioria, na França, mas tem também um ponto na Inglaterra. O Codex também colocou as fotos de cada uma das localidades.

51.505391,-0.150501 – Londres

48.442137,5.674540 – Domrémy-la-Pucelle

46.582976,0.340399 – Poitiers

47.158326,0,654456 – Sainte-Catherine-de-Fierbois

47.916926,1.910436 – Orléans

47.168056,0.236111 – Chinon

48.613414,5.633356 – Vaucouleurs

48.852807,2.350071 – Notre Dame, Paris

48.440099,1.095490 – Rouen

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Mapa das localidades

O post feito pelo Codex pode ser visto neste link aqui.

Assassin’s Creed Heresy (Heresia) – Opinião sobre tudo isso

Sinceramente, eu acho que esse Assassin’s Creed Heresy é uma EXCELENTE tentativa de expansão da franquia. Não que já não tenhamos MUITA coisa de Assassin’s Creed (Duvida? Dê uma olhada nesta postagem sobre todos os livros de Assassin’s Creed e também nesta segunda, sobre todos os quadrinhos de Assassin’s Creed e depois volte aqui), mas, especificamente, por dois motivos.

Antes disso, quero deixar claro que eu gostei pra caralho da capa.

Primeiro, uma autora de peso. Eu já conheço Christie Golden de alguns contos de Forgotten Realms e Ravenloft, lá de milnovecentosebolinha e posso dizer, é uma escrita bem divertida. Claro que as muitas fórmulas e elementos de uma “narrativa comercial” estão muito em voga hoje em dia, mas a Christie está neste mundo de entretenimento há muito tempo e, melhor do que isso, ela se mantém atualizada.

O segundo aspecto é com relação à exploração do tema. O fato de colocarem um Templário para ser o protagonista do livro é muito legal, pois, com uma autora de peso, narrando a história sob o ponto de vista dos Templários é um GRANDE reforço à causa, assim como Assassin’s Creed Rogue.

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Templars - 02

Quem acompanha o blog sabe que eu sou fã, principalmente, da dualidade criada pela franquia. Ainda que o nome do jogo e toda a narrativa seja feita pelo ponto de vista da Irmandade dos Assassinos, trechos como o começo de Assassin’s Creed III e todo o Assassin’s Creed Rogue são coisas que mostram que o jogo não é “apenas” sobre Assassinos e que não temos “heróis” contra “vilões”, mas sim duas facções em guerra.

Aliás, se você não pensa assim, recomendo fortemente este texto feito pelo Lead Writer de Assassin’s Creed, sobre o Credo e o que é ser um Assassino.

A presença dos quadrinhos de Templars, e mais um romance como este, mostra que a Ubisoft está aumentando ainda mais essa dualidade para que os fanboyolas entendam de uma vez que não se trata de herói contra vilão a franquia não se limite apenas ao ponto de vista dos Assassinos.

Resumindo, eu nem sei quem é o Simon Hathaway, mas já gosto dele. E aguardo com ansiedade o lançamento, esperando que o licenciamento já esteja feito para termos uma versão brasileira impressa de fácil acesso.

E se você já quer comprar o livro, o link está aí embaixo.

Assassins Creed Heresy Heresia novo livro - Capa FullAssassin’s Creed Heresy

Christie Golden
Lançamento em 15 de novembro de 2016 (inglês)
400 páginas
Preço (na data desta postagem): $13,80 (dólares)
Disponível na Amazon.com
Sem data de lançamento no Brasil

 

Leia também

5 Comments

    • Também acho. Poderiam mostrar Shay conhecendo a Irmandade, ele se tornando um membro, abordando Rogue e por fim uma morte honrosa nas mãos de Aveline ou Connor na minha opinião.

  1. Pois é, senhores. Eu sou muito fã do Shay e também conheço muita gente que o curte. Não dá para dizer, 100%, que é uma “pena” que a Ubisoft não o explore mais, pois ainda tem muita coisa para ser lançada sobre a franquia, mas, definitivamente, eu queria muito um romance explicando o que afinal aconteceu com ele…

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*