Fatos e rumores: O que “sabemos” até agora sobre o novo Assassin’s Creed

O que sabemos até agora sobre o novo Assassin’s Creed? Muito tem se especulado sobre o próximo game da franquia e com a falta de anúncios ou qualquer informação oficial os rumores só aumentam. Nesse post apresento a vocês uma lista, organizada por data, do que já “sabemos” e de onde tais informações surgiram, bem como breves observações minhas sobre as mesmas.

04/01/2016: Jason Schreier, jornalista do site Kotaku responsável pelo vazamento de três jogos da franquia Assassin’s Creed em 2014, revela que o próximo jogo, de codenome “Empire”, se passaria no Egito Antigo, e que não seria lançado até 2017, como parte de uma trilogia que mais tarde visitaria a Grécia e Roma. Watch Dogs 2 seria o “substituto” da Ubisoft para o ano de 2016.
Fonte: Kotaku (em inglês).
Observações: Como sabemos, Watch Dogs 2 foi de fato o substituto de Assassin’s Creed em 2016, quebrando assim a tradição de lançamentos anuais que existe desde 2009 com Assassin’s Creed 2 (aqui vale lembrar que o fato da franquia ter lançamentos anuais não significa que os jogos são produzidos em apenas um ano como muitos pensam, mas isso é assunto para outro post). Considerando que esse boato sobre o WD se concretizou, juntamente com os vazamentos de ACs anteriores, as informações sobre a possível nova trilogia acabam tendo mais credibilidade.

11/02/2016: Ubisoft confirma que nenhum jogo Assassin’s Creed será lançado em 2016.
Fonte: UbiBlog (em inglês).

06/06/2016: O jogo Watch Dogs 2 é anunciado, favorecendo o rumor de Schreier. Em um teaser, a palavra “Empire” aparece brevemente na tela de um smartphone.
Fonte: Teaser “Watch Dogs 2 – Hello World” (em inglês).

30/09/2016: O insider Nibellion compartilhou em seu Twitter um screenshot do suposto menu de pausa de “Assassin’s Creed: Empire”. A imagem mostra menus semelhantes ao de Assassin’s Creed: Syndicate, além de uma pirâmide e obeliscos construídos em uma simulação do Animus.
Fonte: Tweet com a imagem (em inglês).

15/11/2016: No jogo Watch Dogs 2, uma missão paralela brinca com a tendência de vazamento de jogos da Ubisoft, e menciona o nome “Osiris”, deus egípcio que daria título a um projeto antigo da Ubisoft vazado em 2013 e supostamente cancelado.
Fonte: Gameplay de Watch Dogs 2 (em inglês).
Observações: Aos que não conhecem, vale a pena conferir um suposto vídeo do projeto Osiris que rolou na época, (também em inglês).

18/11/2016: Ubisoft revela que o próximo título da franquia Assassin’s Creed terá um mundo aberto menos linear e menos ditado pela história principal, dando aos jogadores as ferramentas para criar sua própria diversão.
Fonte: Polygon (em inglês).
Observações: Será que isso funciona dentro do conceito do Animus/Helix? Liberdade e variedade para os jogadores é sempre bem vinda, mas fazer de Assassin1s Creed um “RPG” quando se trata de memórias sendo revividas não me parece uma boa ideia, ainda mais sendo um conceito base e que de certa forma define a franquia.

25/02/2017: Uma imagem de um jogo em desenvolvimento com aparência similar a Assassin’s Creed é vazada. A imagem mostra um homem com um escudo trazendo a insígnia da Irmandade Egípcia dos Assassinos, bem como uma tumba que lembra a arquitetura egípcia ou mediterrânea. O usuário que fez o post deletou sua conta e, um tempo depois, o diretor de conteúdo da franquia, Aymar Azaïzia, revelou em um bate papo com fãs no Reddit que essa imagem em questão “não é AC”.
Fontes: Post no Reddit e Resposta do Aymar (ambos em inglês).
Observações: Optei por colocar esse rumor na lista, mesmo já tendo sido basicamente confirmado como falso, por ser um dos que mais repercutiram na comunidade (eu mesma cheguei a fazer um post no Grupo Oficial de Assassin’s Creed no Facebook) e até porque muitos desta lista certamente também devem ser. Curiosamente, dentre as supostas imagens que vazaram essa em questão era a que mais parecia real. A resposta do Aymar me intriga, ele poderia simplesmente ter dito que era fake, mas não. Poderia a imagem ser então de algum projeto secundário fora da franquia Assassin’s Creed?

20/03/2017: O site de compras World of Games listou em seu catálogo um jogo de título “Assassin’s Creed: Empire”, para PlayStation 4, Xbox One e PC, a ser lançado em 2017. Mais tarde o título do jogo no catálogo foi mudado para “Assassin’s Creed (2017)”. O mesmo site já havia listado o jogo Assassin’s Creed: Rogue semanas antes de seu anúncio oficial em 2014.
Fonte: World of Games (em alemão).
Observações: Eu cheguei a fazer um post aqui no blog sobre isso na época.

20/03/2017: O site Gry-Online divulgou detalhes sobre o suposto “Assassin’s Creed: Empire”, dizendo que o jogo funcionaria como um prequel para a franquia como um todo. O protagonista seria um ex-escravo de pele escura, e um ancestral distante do Mentor Assassino Altaïr Ibn-La’Ahad. O jogo seria produzido pela mesma equipe de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Seu mundo aberto seria três vezes maior do que o de Black Flag e nele o jogador poderia experienciar miragens no deserto.
Fonte: Gry-Online (em Polonês).
Observações: Seria o protagonista outro ancestral do Desmond então? Miragens no deserto parece uma mecânica bem diferente e interessante pra confundir o jogador e dificultar missões.

21/03/2017: O chefe de conteúdo da franquia Assassin’s Creed, Aymar Azaïzia, diz em na sessão de perguntas e respostas do Reddit já citada acima que acha que os fãs irão amar o período e as figuras históricas do próximo jogo. Além disso, Aymar afirmou que não há planos para trazer o multiplayer competitivo introduzido em Assassin’s Creed: Brotherhood de volta no futuro próximo.
Fonte: Post do Reddit (em inglês).
Observações: Nesse bate papo com os fãs, Aymar revelou muita coisa interessante. Inclusive, pretendo trazer a tradução em um post aqui pro blog o quanto antes, uma vez que já faz um certo tempo e infelizmente eu ainda não tive oportunidade pra traduzir tudo de relevante.

14/04/2017: O site Gameactuality divulgou novas informações sobre “Assassin’s Creed: Empire”. De acordo com o site, o protagonista do jogo seria um ex-escravo chamado Bayek (embora essa possa não ser a ortografia oficial do nome) e ele seria um ancestral de Altaïr Ibn-La’Ahad. O jogo, que estaria em um estágio bem avançado de desenvolvimento, teria um sistema de níveis de RPG, em que o jogador deve subir de nível para enfrentar inimigos mais poderosos. O traje do protagonista seria totalmente personalizável. A Visão de Águia de jogos anteriores não estaria mais disponível, e em vez disso o jogador usaria uma águia de verdade para identificar seus inimigos, em maneira similar a outros jogos recentes da Ubisoft. A caça de animais selvagens retornaria à série, incluindo elefantes e crocodilos. O jogo teria gráficos similares aos de Assassin’s Creed: Syndicate.
Fonte: Gameactuality (em francês).
Observações: Como já falei a respeito dessa parte sobre “RPG”, aqui o que me preocupa é a remoção da Visão de Águia, que não é apenas uma mecânica de gameplay e também tem um conceito por trás já estabelecido no universo da franquia, isso fora o fato de ser um elemento marcante da mesma. Se for verdade, esperamos que haja algum motivo ou explicação.

18/04/2017: O ator e músico David Ban posta uma foto em seu Twitter alegando estar trabalhando na dublagem de “Assassin’s Creed: Empire”. O tweet foi deletado pouco tempo depois.
Fonte: Assassin’s Creed Wiki (em francês).

26/04/2017: O insider shinobi602 alega que o próximo Assassin’s Creed será um soft reboot da franquia.
Fonte: Tweet (em inglês).
Observações: Soft reboot? Será que finalmente teremos um novo arco no tempo presente? Ou talvez alterações leves na história do passado? Há também a possibilidade de ser considerado um “soft reboot” apenas por se passar em uma época anterior ao primeiro jogo.

05/05/2017: O usuário do Reddit Sirusavath afirmou em um post do fórum PS4 que a empresa onde ele trabalha estava produzindo anúncios de pré-venda para um jogo novo chamado “Assassin’s Creed: Origins”, que aparenta ser o mesmo conhecido como “Empire”. O possível jogo Far Cry 5 também foi mencionado. Falando adicionalmente ao usuário dirtminer6, ele conta que a capa do jogo mostraria um Assassino andando a uma cidade com uma pirâmide ao fundo. O Assassino carregaria um escudo e um arco, e uma ave de rapina em seu ombro. A edição especial do jogo incluiria um season pass e uma embalagem de metal. Sirusavath previu um anúncio oficial para 30 de Maio. Sua conta foi deletada pouco tempo depois.
Fonte: Reddit (em inglês).
Observações: Eu particularmente acho que o título “Origins” só faria sentido caso o game fosse ambientado na Primeira Civilização durante a era Isu, porém, pode ser que retrate como a Irmandade se estabeleceu antes de ir pra Síria, afinal, como sabemos, os Assassinos já existiam desde os tempos dos Precursores, só que usavam outros nomes como “Liberalis Circulum” no Império Romano. Sobre a descrição do Assassino feito pelo usuário, se for real, pode também ser a confirmação da presença da tal águia citada acima.

06/05/2017: Liam Robertson, do site WWG, diz em um artigo que o novo jogo da franquia se chamaria “Assassin’s Creed: Origins”, e seria revelado na E3 de 2017. O jogo se passaria no Egito Antigo, trataria da guilda de Assassinos original, e traria dois protagonistas, um homem e uma mulher. Uma fonte do site comparou o sistema de progressão do personagem ao do jogo The Elder Scrolls V: Skyrim. O gameplay de navegação e combate naval retornaria à série, permitindo ao jogador explorar o Mar Mediterrâneo. Uma fonte do site ligada à Ubisoft afirmou ter visto um teaser para o jogo, que mostraria imagens do Egito antes de mudar para imagens de um país asiático, da França durante a Segunda Guerra Mundial e de uma base atual das Indústrias Abstergo. O jogo seria lançado no fim de 2017.
Fonte: WWG (em inglês).
Observações: Será que teremos um anúncio oficial somente na E3 ou ainda no fim desse mês como afirma ou outro rumor acima? “Guilda dos Assassinos original” reforça a teoria de que talvez veremos como a Irmandade se estabeleceu. “Dois protagonistas, um homem e uma mulher”. Seriam eles também irmãos como Jacob e Evie Frye ou teriam alguma ligação um com o outro? Ou melhor, seriam eles do mesmo tempo histórico? Considerando que o suposto teaser teria imagens de diferentes períodos, o que pode significar sequências situadas nos mesmos. O star player, Rino The Bouncer, teoriza em uma matéria para o seu site The Codex (em inglês) que um dos Assassinos, mais precisamente a tal mulher, poderia na verdade ser protagonista do tempo presente. Eu compartilho dessa teoria, e inclusive chuto que se teremos um “sucessor” de Desmond certamente será Galina, uma vez que ela é a descendente de Eva, e se analisarmos bem, o Syndicate foi basicamente uma introdução dela como personagem para os que não conhecem o Initiates ou os quadrinhos. Mas claro, são apenas suposições. Vamos aguardar…

06/05/2017: Com o surgimento dos rumores sobre o nome “Origins”, usuários do Reddit apontam para o fato de que artes conceituais já antigas para um Assassin’s Creed hipotético situado no Egito Antigo feitas pelo artista Evan Liu possuem o mesmo nome do dito novo jogo, bem como características semelhantes às poucas “informações” que se tem sobre o suposto Assassino do novo jogo. Foi descoberto também pelo perfil de Evan no site ArtStation, que o artista foi recentemente contratado pela Ubisoft, o que dá mais credibilidade ao rumor.
Fontes: The Codex e perfil de Evan Liu no site ArtStation (ambos em inglês).
Observações: Muita coincidência. E caso seja real, outra vez, o rumor da águia é reforçado.

E então? O que acham, novices? Deixem suas opiniões e teorias nos comentários.
Como vocês veem, os rumores são muitos e algumas informações se repetem. Acredito que estamos bem perto de algum anúncio ou confirmação oficial. Em todo caso, estarei atualizando o post caso surja mais algum rumor antes de qualquer revelação que possamos ter nesses próximos meses.

Agradecimentos especiais ao meu amigo Gilberto (mais conhecido como #LaVolpe da página no Facebook Assassin’s Creed da Depressão) que me ajudou com a pesquisa.

Leia também

About Isa Piva 17 Articles
23 anos, estudante na área de Design Gráfico. Apaixonada por música e games desde a infância e também por artes de um modo geral. Grande fã de Assassin's Creed, fascinada com a franquia e seu universo tão vasto e profundo, repleto de possibilidades.

9 Comments

  1. Isa, mais rumores. Soube que um Insider da Microsoft conhecido como Ferdy Hommeles postou recentemente um post no Twitter, dizendo: ” Assassin’s Creed Origins is coming this October “. Interessante. Esperemos…

  2. Saudades desses belos textos e matérias…muito bom o material.. parabéns…procuro ter tudo o que surge no Brasil de AC, mas infelizmente saí muito pouca coisa… então matérias como essa, são uma alegria…

    • Obrigada, Everton! 😀
      Eu queria poder postar bem mais coisa, mas o tempo tá curto. Espero conseguir me ajeitar agora nas férias e trazer as matérias atrasadas.
      Realmente, falta conteúdo de AC no Brasil, e é o que tentamos trazer. Fazemos com carinho, de fã pra fã mesmo.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*